3 de nov. de 2011

É PRECISO PERDOAR.



"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).


Parece muito difícil esquecer quando alguém nos magoa ou nos fere profundamente. a atitude que mais convém tomar naquele momento é a de ignorar completamente a pessoa, alimentando assim um sentimento de mágoa dentro do nosso interior, que consequentemente nos causará muitas doenças emocionais ao longo do tempo. Mas será que é possível perdoar quando a gente não quer esquecer o que aconteceu?
Por se tratar de uma tarefa árdua o perdão não é conseguido com uma simples palavra ou gesto, e também não se consegue sem a ajuda de Deus, só Ele pode nos dar essa capacidade. Perdoar é anular a nossa vontade, é renunciar o orgulho e o nosso querer, mas é necessário para que nossa caminhada seja abençoada; a falta de perdão bloqueia uma bênção e impossibilita as respostas de Deus às nossas orações.


,Através do perdão Deus nos revela um amor que ainda não conhecemos, um amor que não se baseia no perfeito, no que é belo, mas sim na capacidade de aceitação dos defeitos das outras pessoas. Quantas pessoas deixam de alcançar a verdadeira felicidade pelo simples fato de não ter perdoado alguém?!!


Penso que a falta de perdão é como o mau ladrão que estivera ao lado de Cristo durante a sua morte na cruz. Rouba-nos a felicidade, a alegria, a confiança nos outros; insulta-nos todos os dias e nos traz à memória as coisas negativas de que fomos vítimas. E nos causa até câncer – há muitas pesquisas em relação a isso. A psicóloga Louise Hay, por exemplo, afirma que todas as doenças têm origem num estado de não-perdão. Talvez seja exagero, mas…
Já o perdão é como o outro ladrão ao lado do mestre. O bom ladrão. Este esqueceu todas as coisas negativas que fizera ou que sofrera; esqueceu a multidão que vociferava contra o Mestre; esqueceu todo aquele ambiente hostil e simplesmente pensou no Paraíso: “Lembra-te de mim, quando estiveres no paraíso”, disse ao Mestre.
Jesus foi acusado e maltratado  por aqueles que Ele mais amava, sem ter cometido delito algum, sabe o que o Mestre fez? Apenas pronunciou algumas das mais belas palavras jamais ditas:  Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. O que faríamos numa situação dessas? Sem comentários.

Precisamos exercer nossa humildade em reconhecer que perdoar em nossas vidas faz toda a diferença e saber o quanto Deus se agrada de nós por fazermos o que Ele certamente faria.
Então, se você assim como eu se sente muitas vezes incapaz de perdoar, busquemos isso em Deus Ele com certeza nos ajudará a vencermos esse mal, e assim tudo se fará novo e agradável em nossas vidas. 

                                                  Beijos mil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário